quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Tu FU, Entre céu e Terra



À aldeia chega o oficial recrutador

ao final do dia alojo-me na aldeia em pedra
pela noite, um oficial chega para recrutar os homens
o velho escala o muro e foge
a velha vai à porta
o oficial berra com ar furioso
 a mulher chora com ar acabrunhado
ouço-a dizer
«os meus três rapazes partiram para combater em Yan-cheng
tenho uma carta de um deles a dizer que vai chegar em breve
os outros dois morreram em combate
em casa não há mais homens
só um menino ainda de colo
só um menino, a sua mãe está em casa
 a saia rota, muito pobre
sou uma mulher velha, já não tenho forças
senhor oficial, posso seguir-vos e partir esta noite
se é urgente responder à chamada de Ho-yang
ainda vamos a tempo de preparar a refeição da manhã»
na noite que avança, as vozes calam-se
parece-me ouvir soluços abafados
de madrugada, quando começa a clarear, retomo o meu caminho
ao velho digo adeus


ISBN: 978-989-8789-50-1
104 páginas
Pvp: 12 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

os amigos da editora